KPI – Indicador de Performance x Indicador de Resultado

Published by Rogério Ribeiro on

Indicador de performance ou desempenho, indicador de resultados. Parecem a mesma coisa, mas não são. A compreensão dessa diferença nos leva a refletir sobre o que realmente estamos medindo. Para ilustrar melhor, vamos pegar o exemplo de um esporte em que o desempenho é medido em milésimos de segundos: A Fórmula 1.

Um segundo apenas

O que representa um segundo na vida de alguém? Talvez o tempo necessário para clicar neste post e iniciar a leitura. Um segundo pode parecer insignificante, mas dependendo do contexto faz muita diferença. Para uma equipe de Fórmula 1, por exemplo, que tem um objetivo muito claro – baixar o tempo de cada volta no circuito – um segundo pode representar a diferença entre a vitória ou a derrota.

Quando assistimos a uma corrida de Fórmula 1, fica evidente o desejo pelo resultado: cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Para isso a equipe trabalha duro em planos de ação, projetos e sistemas – o famoso trabalho nos bastidores. Por incrível que pareça, esses planos, projetos e sistemas são orientados por um indicador chave: O tempo que – piloto e máquina, levam para completar uma volta no circuito. Tudo gira em torno desse pequeno número. Um exemplo de indicador chave de desempenho.

O objetivo da equipe e dos pilotos é baixar o tempo em cada volta, uma busca constante pela superação. Uma volta melhor que a outra. Quando isso não é possível, a volta seguinte precisa compensar o tempo perdido. Nessa busca pela melhoria contínua, a equipe com melhor desempenho, é quem tem maiores chances de cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Alcançar o resultado esperado.

Do cockpit para os dashboards

Em uma empresa ou outro tipo de organização, não é muito diferente. O monitoramento do desempenho, as ações e projetos são os responsáveis pelas melhorias de resultado. A diferença entre o indicador de resultado e o indicador chave de desempenho – KPI é que o segundo orienta os ajustes e as melhorias do negócio para o alcance dos resultados!

O indicador de desempenho é uma forma de medir o quão próximo ou distante podemos estar de um objetivo. Uma forma de comparar o objetivo esperado versus o efetivamente realizado. Dessa maneira, podemos inferir que um indicador de desempenho vai evidenciar, mas não vai solucionar um problema do negócio. Ele vai servir de parâmetro para ações corretivas ou até mesmo para projetos de inovação. Ao contrário do indicador de resultados que geralmente é apurado ao final de um período: mensal, trimestral, anual – os indicadores de desempenho é que irão monitorar o dia a dia do negócio. As ações orientadas pelos KPI’s irão influenciar os resultados.

Destacamos algumas características que diferenciam um Indicador chave de desempenho, Key Performance Indicator (KPI), em tradução literal para o português – de outros indicadores de resultado.

1. Primeiro o objetivo, depois o indicador.

É importante ressaltar que a palavra key ou chave deve ser observada ao definir o indicador. Isso significa que o indicador deve levar em considerações as variáveis mais importantes para a organização ou área de negócio. Esse sentido de importância só pode ser alcançado por meio de um objetivo claro e bem definido.

2. Um KPI, precisa provocar ações corretivas.

Anteriormente, em outro post, falamos sobre a informação como agente estressor. O indicador chave de desempenho precisa gerar esse tipo de estresse, por ser baseado em informações que não podem ser ignoradas, e deve levar à tomada de decisão, criação de planos de ação ou projetos.

3. Deve ser rastreável, levar ao diagnóstico da causa.

Indicadores medem os efeitos desejados e não existem efeitos sem causa, portanto deve ser possível a identificação das causas que afetaram ou estão afetando um KPI. É importante ter uma sistema de informação adequado para a extração dos indicadores de performance, que permita “mergulhar” em níveis mais detalhados da informação a fim de diagnosticar causas.

Para concluir

O sistema de informação é a peça mais importante ao pensar na elaboração e acompanhamento de indicadores chave de desempenho, KPI. É a partir de um banco de dados – Data Warehouse em conjunto com ferramentas de análise como Power BI que tornamos possível a identificação das variáveis de controle, criação de indicadores e acompanhamento histórico da evolução do desempenho.

A utilização do KPI como parâmetro para implementação de ações corretivas, por meio de diagnósticos, é o que leva às melhorias nos indicadores de resultado. Se o KPI não for utilizado dessa forma, acabará caindo no esquecimento e deixando de ser utilizado.

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