Novos Insights – Business Intelligence
Eureka! Logo vem à mente, aquela imagem do cientista obstinado, pra não dizer “maluco”, pulando e comemorando de forma inusitada. Eureka é uma interjeição que significa “encontrei” ou “descobri”, exclamação que ficou famosa mundialmente por Arquimedes de Siracusa. Era normalmente pronunciada por alguém que encontrava a solução para um problema difícil.
No jargão da analise de dados, um novo insight também representa uma descoberta. Algo que só foi possível identificar após estabelecer uma correlação entre informações aparentemente distintas. Fatos distintos.
Um exemplo em três passos:
- Vamos imaginar uma construtora que possui um dashboard com a quantidade de funcionários afastados do trabalho;
- Ao detalhar a informação, é possível analisar os tipos de afastamento e constatar uma quantidade considerável, causada por pequenos acidentes de trabalho;
- Ao detalhar novamente a informação, dessa vez, por obra e utilizando outro painel: O painel que exibe os dados dos equipamentos alocados em cada obra da construtora. Eureka! Verificamos que as obras com maior quantidade de afastamentos são também aquelas que tem os equipamentos mais antigos e totalmente depreciados.
Um exemplo meramente ilustrativo para demonstrar a possibilidade de estabelecer esse tipo de correlação. A esse tipo de descoberta é que chamamos de um novo insigth.
Três características de um bom insight
No ambiente corporativo, um bom insight gera mudanças significativas. Destacamos 3 características desse tipo de descoberta:
- Exequível: Essa nova idéia precisa ser passível de execução, por meio de um plano de ação ou projeto;
- Mensurável: Produzir resultados mensuráveis e que possam ser acompanhados após a execução do plano de ação ou projeto;
- Replicável: Um bom insight resolve um problema, modifica processos e gera melhores resultados. Com efeito, a replicação desse novo conhecimento se torna muito interessante.
Portanto, a geração de conhecimento por meio de dados, exerce um papel fundamental na descoberta de novos insights. Quanto maior a sua base de conhecimento, possibilitando identificar padrões e estabelecer correlações entre fatos (acontecimentos e processos diários) maior será a probabilidade de uma descoberta. Um novo insight.